AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

PLP 257: vitória do Ministério Público

21/12/2016

PLP 257: vitória do Ministério Público


> Ministério Público vence projeto de renegociação da dívida dos estados, aprovado sem prejuízos à Instituição

>Câmara aprovou ontem o PLC 257/16. Mobilização do MP de todo o país resultou na retirada de itens que ameaçavam a independência da Instituição 

A Câmara dos Deputados aprovou, ontem, o Projeto de Lei Complementar do Executivo (PLS 257/2016) que trata da renegociação da dívida dos estados. Graças à mobilização de representantes do Ministério Público de todo o país, os ítens que ameaçavam a independência da Instituição – como a proibição de novos concursos e reajustes dos subsídios; foram retirados do projeto, aprovado por 296 votos contra 13, e três abstenções.

O projeto, que segue para sanção do presidente da República, Michel Temer, tramitou no Senado Federal como PEC 55. Lá, sofreu alterações como o aumento da contribuição previdenciária paga por servidores estaduais e a proibição de criação de novos cargos e reajustes salariais. Ao retornar para a Câmara, o relatório do deputado Esperidião Amin (PP-SC) suprimiu os referidos itens e transferiu a criação de eventuais contrapartidas para as assembleias legislativas. 

O presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), Benedito Torres Neto, liderou comitiva de promotores de Justiça diversas vezes a Brasília, em atos de mobilização nacional contra o PLP 257 e demais projetos que tramitam no Congresso Nacional e ameaçam a independência e legitimidade do MP. Para ele, trata-se de uma das maiores vitórias da Instituição.

“Com muito trabalho, o Ministério Público conseguiu vencer um projeto que feria direitos construídos de forma legítima pela nossa Instituição. Mas quem vence é o Ministério Público, a sociedade e a democracia”, afirmou.

Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br