Primeira Corrida do Ministério Público será no domingo

05/04/2018

Primeira Corrida do Ministério Público será no domingo

Mais de mil atletas já garantiram vaga na I Corrida do Ministério Público de Goiás, que será realizada neste domingo (8/3), às 8 horas, no Autódromo Internacional de Goiânia. Realizada pelo MP-GO e a Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), a corrida é organizada pela empresa Sport & Tracks.

Com uma proposta inovadora, ao aliar esporte e engajamento social, o Ministério Público busca a aproximação da instituição com a sociedade, por meio do esclarecimento de ações institucionais nas diferentes áreas de atuação. Desse modo, o atleta poderá aderir a um dos nove pelotões da corrida, que estão vinculados à atuação dos Centros de Apoio Operacional do MP e ao programa InterAção, cujo trabalho é focado na articulação das políticas públicas para a prevenção ao uso, tratamento, reabilitação e reinserção social do usuário e repressão ao tráfico de drogas.

Assim, os inscritos têm a opção de correr em defesa da Saúde, do Consumidor e Terceiro Setor, dos Direitos Humanos, da Educação, da Infância e Juventude, do Meio Ambiente, da Área Criminal e do Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público. Cada pelotão terá uma cor diferenciada e um lema a ser defendido. Para apoio e esclarecimento aos participantes e convidados da corrida, haverá estandes de todos os Centros de Apoio no autódromo, com informações sobre as principais campanhas, parcerias e ações desenvolvidas pela área-fim do MP.

Estrutura e atrações

Simultaneamente ao evento esportivo, estão programadas diversas atrações e a prestação de serviços aos atletas e convidados. Antes do início da corrida, a Banda EX4, convidada do Programa Interação e do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (Geed), recepcionará os participantes com um repertório diversificado, incluindo músicas que abordam temas como bullying e combate à corrupção.

A abertura e largada do evento contará com a participação do procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto, além dos coordenadores do Centros de Apoio Operacional e membros da administração superior. Durante o evento, serão realizadas ações na área de saúde (exames de glicemia, teste de HIV, aferição de pressão), esclarecimentos para realização do autoexame do câncer de mama, além de apresentações artísticas, como peças de teatro, dança, banda infantil e coral. 

Haverá também espaço para a conscientização quanto ao uso e abuso de álcool e outras drogas, esclarecimento sobre a ocorrência bullying no ambiente escolar, de ações na área de defesa do consumidor e de combate à corrupção, além de informações quanto à atuação ambiental e também de defesa da infância e juventude e dos direitos humanos.

A AGMP está preparando ainda uma área especial, destinada a membros, familiares e convidados, que incluirá uma brinquedoteca. Já o Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Goiás (Sindsemp) está organizando um local de apoio aos servidores e atletas que competirão pelo sindicato. Kits para os atletas e participantes serão distribuídos durante o evento, oferecidos pelas instituições parceiras da corrida.

O planejamento dos projetos e programas que serão apresentados pelos oito CAOs e Interação, assim como o planejamento do evento esportivo, foi feito pela Assessoria de Comunicação do MP-GO. As inscrições para a I Corrida do Ministério Púbico de Goiás continuam abertas e podem ser feitas até sexta-feira (6/4) 

(Fonte: assessoria de comunicação do MPGO). 

Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br