AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

Prioridade é manter o equilíbrio e buscar melhorias estruturais, afirma novo presidente da AGMP

13/03/2017

Prioridade é manter o equilíbrio e buscar melhorias estruturais, afirma novo presidente da AGMP

O promotor de Justiça Vinícius Jacarandá Maciel assumiu a presidência da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP) no dia 10 de março, quando o atual presidente, Benedito Torres Neto, deixou o posto para tomar posse no cargo de procurador-Geral de Justiça de Goiás. Com 26 anos de carreira no Ministério Público, tendo exercido no último ano o cargo de vice-presidente da AGMP, Vinícius Jacarandá afirma que a prioridade é manter o equilíbrio da gestão e promover melhorias estruturais.

“Minha gestão é transitória, é preciso ressaltar. Mas tenho como foco promover melhorias na infraestrutura da sede da AGMP, e na Casa do Promotor, como já vínhamos fazendo há algum tempo. Vamos incluir também a Sede Campestre, que precisa ser dotada de mais equipamentos e atividades extras para atrair os colegas”, informa. O novo presidente pondera que os projetos serão discutidos com a diretoria, que vai auxiliar na definição de prioridades, já que tratam-se de reformas dispendiosas, “e precisamos administrar nossos recursos da melhor forma possível”, enfatiza.

Um dos projetos é promover adaptações na sede da AGMP relacionadas à acessibilidade e segurança. “O Ministério Público não pode ficar em descompasso com as exigências, tanto de acessibilidade quanto de segurança”, explica. No campo institucional, Vinícius Jacarandá ressalta que dará continuidade ao trabalho de defesa dos direitos dos associados, e de preservação das garantias dos associados e do MP de uma forma mais ampla; além dos interesses classistas que são importantes para manutenção da qualidade de vida dos promotores e procuradores de Justiça.

“Vamos manter a atuação que já vinha sendo desenvolvida, porque estamos em um período de conturbações políticas nacionais. Portanto, essa atuação e vigilância precisam ser contínuas”, declara.

Perfil 

Vinícius Jacarandá Maciel formou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1989. Ingressou no Ministério Público de Goiás como promotor de Justiça em 1991, após ter sido aprovação em concurso de provas e títulos. Foi Promotor de Justiça na Comarca de 1ª Entrância de Israelândia até 1992, quando assumiu a Promotoria de Justiça da Comarca de 2ª Entrância de Itapuranga, após promoção.

No mesmo ano, foi promovido para a 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de 3ª Entrância de Rio Verde. Tornou-se coordenador das Promotorias de Justiça em Rio Verde, de 1993 até 1998; e, depois, de 1999 a 2000. Em 2010, foi promovido para a 88ª Promotoria de Justiça de Goiânia, cargo que ocupa até hoje. Em 2015, foi eleito vice-presidente da AGMP. 

Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br