AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

AGMP, ASMEGO e OAB-GO se unem em defesa da permanência de zonas eleitorais em Goiás

03/06/2015

AGMP, ASMEGO e OAB-GO se unem em defesa da permanência de zonas eleitorais em Goiás

Os presidentes da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), Benedito Torres Neto, da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho, e da Seccional de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Enil Henrique de Souza Filho, reuniram-se na sede da ASMEGO na manhã de hoje para discutir o rezoneamento eleitoral e ações conjuntas em defesa da Justiça Eleitoral em Goiás.

Ficou decidido que as três entidades, conjuntamente, elaborarão um manifesto re-ratificando a manutenção das 26 zonas eleitorais no Estado sob risco de extinção e a favor da criação de novas zonas eleitorais no Estado. Também participaram da reunião o secretário-geral da OAB-GO, Júlio César Meireles; o presidente da Comissão de Direito Político e Eleitoral, Afranio Cotrim Júnior; e o vice-líder da CDPE, Leonardo Batista.

O manifesto em defesa da Justiça Eleitoral em Goiás, que será assinado pelos presidentes das três entidades, será entregue nos próximos dias ao desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, vice-presidente e corregedor Regional Eleitoral do TRE; e ao presidente do TSE, ministro Dias Toffoli. No documento também estarão presentes os argumentos técnicos trabalhados pela AGMP, ASMEGO e OAB-GO.

A proposta de elaboração de um documento conjunto foi apresentada pelo presidente da AGMP. “O único parâmetro que estão usando nessa proposta é o número de eleitores, mas há outros aspectos a considerar, inclusive histórico, já que há municípios que são sedes de zonas eleitorais há 40, 50 anos”, ponderou Benedito Torres Neto. Além disso, pontuou, o projeto não foi discutido. “Ninguém foi ouvido: nem juiz, nem promotor nem advogado”.

O presidente da ASMEGO destacou que, pelo relatório preliminar da Justiça Eleitoral, das 26 zonas, 12 seriam mantidas e 14 remanejadas. “O que vemos é a necessidade de criação de mais zonas eleitorais”, afirmou, estimando em 20 esse número, concentrado nas regiões metropolitana, do Entorno de Brasília e Sudoeste. O presidente da OAB-GO defende que o eleitor precisa entender o que está acontecendo. “Ele será o maior prejudicado com essas mudanças”, afirma.


Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br