AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

Associação Mineira entrega Prêmio de Jornalismo promotor de Justiça Chico Lins

24/01/2014

A Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) entregou ontem o Prêmio de Jornalismo Promotor de Justiça Chico Lins aos jornalistas Guilherme Paranaíba e Sandra Kiefer, primeiro lugar, do jornal Estado de Minas, com a série de reportagens "O crack como ele é", que acompanhou a vida de dez usuários de crack durante nove meses em Belo Horizonte e, ao final, mostra a atuação da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde no acompanhamento de usuários em tratamento ambulatorial.
 
O segundo lugar ficou com os jornalistas Raphael Guerra e Marcionila Teixeira, do Diário de Pernambuco, autores da matéria "Juíza suspeita de facilitar a adoção", que cobre a atuação do Ministério Público de Pernambuco na apuração de irregularidades em adoções naquele Estado.
 
A reportagem "Infância trocada por dinheiro", do jornalista Renato Carvalho Fonseca, do Hoje em Dia, ganhou o terceiro lugar. Renato apresentou, em sua matéria, pesquisa sobre as irregularidades e dificuldades enfrentadas por crianças e adolescentes que trabalham em Minas Gerais e abordou a atuação do Ministério Público do Trabalho no caso.
 
O Prêmio de Jornalismo Chico Lins tem como objetivo mostrar a atuação do Ministério Público brasileiro para a promoção da justiça.
 
Importância
O presidente da AMMP, Nedens Ulisses, registrou a importância do Prêmio "para o Ministério Público mineiro, quiçá brasileiro". Nedens falou o trabalho do MP e da imprensa para o fortalecimento da República e da democracia. Lembrou ainda um pouco da grandeza do patrono - o promotor de Justiça Chico Lins, destacando também sua sensibilidade poética. Para Nedens, "a imprensa é o farol da sociedade contemporânea a zelar pela probidade".
 
Segundo a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Eneida da Costa, "a coragem é o que une Ministério Público e imprensa". Ela também ressaltou importância dessas duas instituições para o regime democrático.
 
A jornalista Sandra Kiefer falou em nome dos ganhadores, destacando a atuação de Chico Lins e fazendo a conexão das dificuldades para a produção de seu trabalho e de Guilherme Paranaíba com o dos promotores de Justiça.
 
Dentre outros, participaram também da solenidade o corregedor-geral do Ministério Público, Antônio Sasdelli; o coordenador do Procon Estadual, Jacson Rafael Campomizzi ; o presidente da Academia de Letras do Ministério Público de Minas Gerais e ex-presidente da AMMP, Luiz Carlos Abritta; o promotor de Justiça da Saúde Mental, Bruno Alexander Vieira Sare, que foi também personagem da matéria vencedora; membros da Diretoria da AMMP, promotores de Justiça, representantes dos Ministério Público do Trabalho, que também teve personagem na matéria premiada em terceiro lugare, familiares e amigos dos vencedores.

Fonte: Assessoria de Imprensa da AMMP

Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br