AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

Constituintes defendem veto à PEC 37 durante encontro no Rio

04/06/2013

Os constituintes Mauro Benevides e Roberto Freire, deputados federais por PMDB e PPS, respectivamente, e o ex-ministro da Justiça Bernardo Cabral se manifestaram contra a PEC 37 durante o encontro "A Atividade Investigatória na Constituinte de 1988", realizado na manhã desta terça-feira (4), na Confederação Nacional do Comércio (CNC), no Centro do Rio. A Proposta de Emenda Constitucional limita o poder de investigação do Ministério Público.
 
Para Mauro Benevides, a Constituição, em seu artigo 144, não confere exclusividade na apuração de infrações criminais à polícia judiciária. "Ao conferir ao MP a competência para exercer o controle externo da atividade policial, requisitando diligências e instaurando inquéritos policiais, a Constituição de 1988, implicitamente, a meu ver, também a ele propicia o poder de investigar. A investigação por parte do MP é também uma missão de defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais, coletivos e indisponíveis, fundamentos da competência do órgão ministerial para realizar a atividade investigativa no âmbito criminal", destacou o parlamentar, que se comprometeu em defender o poder de investigação do MP no plenário da Câmara.
 
A votação da PEC 37 foi marcada para o dia 26 de junho pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. O texto original da PEC deixa explícito que o Ministério Público não pode conduzir investigações criminais, que ficam reservadas exclusivamente às polícias Civil e Federal.

Fonte: G1 Rio

Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br