AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

Diretoria encerra gestão com prestação de contas de 2013

31/01/2014

Diretoria encerra gestão com prestação de contas de 2013
Com um tom saudosista, o presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), Alencar Vital, deu início à Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas do exercício 2013. A Assembleia aconteceu na manhã desta sexta-feira (31/1), no auditório José Pereira da Costa, na sede da entidade. Ao lado de integrantes da diretoria e do presidente eleito para o biênio 2014-2016, o procurador de Justiça Benedito Torres Neto, Vital relembrou que há alguns anos o dia 31 de janeiro marcava o encerramento do recesso forense e era uma data festiva, de encontro entre os colegas na sede da AGMP.
 
"Hoje percebemos um distanciamento dos associados, que enxergam a AGMP mais como um encargo. Nosso modelo precisa ser repensado, temos de discutir o papel da nossa entidade e a forma associativa", declarou o presidente.
 
Brevemente, Alencar Vital discorreu ainda sobre a experiência do MP com as Propostas de Emenda à Constituição (PEC 37 e PEC 75) e a dura realidade no Congresso Nacional. "Foi um grande aprendizado o trabalho desenvolvido no Legislativo ao lado da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp). É necessário que voltemos os nossos olhos para a reaproximação com o Congresso Nacional", enfatizou Vital. Diante da declaração, ele acrescentou que tinha dois pedidos para o novo presidente: "chamar os colegas para repensar a AGMP e dedicar-se a fortalecer a Conamp junto ao Congresso".
 
Prestação de contas
O demonstrativo financeiro do exercício 2013, com os valores das receitas e das despesas, foi apresentado pelo diretor Financeiro, promotor de Justiça Cassius Marcellus de Freitas Rodrigues. Os associados podem conferir a minuta da prestação de contas (clique aqui). Cassius ainda expôs uma projeção dos gastos para 2014, com base nos anos de 2012 e 2013. O promotor ressaltou ser um grande desafio para a nova administração arrecadar mais que as despesas. "O modelo como está não se sustenta, é imprescindível rediscutir o uso dos serviços da AGMP".
 
O diretor de Esportes e Lazer, Carlos Luiz Wolff de Pina, também destacou partilhar do pensamento de gestão do diretor Financeiro. "Concordo que alguns serviços devem ser pagos, porém com uma expectativa real de diminuição da mensalidade", declarou. Ele elogiou a equipe da nova diretoria e desejou sucesso aos colegas na administração da entidade.
 
SAMP
Em seguida foi a vez da diretora geral do Serviço de Assistência Médica aos Membros do Ministério Público (SAMP/AGMP), promotora de Justiça Valéria Cristina de Paula Magalhães, apresentar o balanço 2013 do plano de saúde. Valéria lembrou do difícil problema enfrentado no ano passado devido à obrigação judicial imposta ao SAMP. "Apesar disso, percebi claramente que os associados gostam do SAMP e querem fazer o possível para mantê-lo", acrescentou.
 
A diretora mostrou que a situação está equilibrada, pois o plano está conseguindo pagar a parcela da dívida e complementar o fundo de reserva. "Isso tudo está sendo feito com a contribuição de R$ 100 por mês dos beneficiários", enfatizou Valéria, mostrando-se animada com o quadro para os próximos anos. A diretora disse que o foco na redução das despesas do SAMP deve continuar como prioridade da gestão.
 
Ao final das considerações do SAMP, o presidente Alencar Vital pôs em votação a aprovação das contas de 2013. As contas foram aprovadas por unanimidade.
 
Posse formal
O presidente da AGMP continuou a Assembleia com a leitura do termo de posse da nova diretoria e conselho fiscal, eleitos para o biênio 2014-2016. Feito isso, ele declarou empossada a nova diretoria da AGMP e os diretores e conselheiros presentes assinaram o termo formal de posse. Na próxima sexta-feira (7/2), às 20 horas, na sede social da entidade, será realizada a posse festiva da nova administração.
Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br