AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

Enquetes apontam ampla rejeição da sociedade brasileira à PEC 37

13/06/2013

Enquetes realizadas por portais da internet, programas de TV e jornais apontam a rejeição da sociedade à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/2011. A proposta quer proibir o Ministério Público e outros órgãos de fiscalização de investigar crimes, atribuindo a exclusividade dessa atribuição às polícias federal e civis dos Estados e do Distrito Federal.
 
A proposta, formulada pelo deputado federal e delegado de Polícia aposentado Lourival Mendes (PTdoB/MA) já foi objeto de inúmeros debates nos meios de comunicação por todo o país. Sempre que a população foi convidada a se posicionar sobre o tema, o resultado foi de rejeição.
 
Uma enquete lançada há algumas semanas pelo portal da Câmara dos Deputados alcançou o posto de mais votada naquele espaço virtual. Com cerca de 90 mil participações dos internautas, 79,84% querem o MP investigando.
 
O site de notícias UOL, do Grupo Folha, também quis saber o que seu público pensa a respeito do assunto. Dos cerca de 188 mil votos registrados em sua página até a publicação dessa notícia, 95,65% foram contrários à PEC 37.
 
CONVERSAS CRUZADAS
No Rio Grande do Sul, durante debate realizado no programa Conversas Cruzadas, da TVCOM, apontou que 78% dos telespectadores disseram não à exclusão do MP das investigações.
 
CORREIO DO POVO
O jornal Correio do Povo também disponibilizou em seu site uma interativa acerca do assunto. Mais uma vez, 80% das manifestações corroboraram com o discurso de que o Ministério Público deve continuar promovendo e participando da investigação de crimes.

Fonte: CONAMP, com informações da AMP/RS

Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br