AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

Estudantes e autoridades de Jaraguá apoiam Ministério Público contra PEC 37

21/06/2013

Estudantes e autoridades de Jaraguá apoiam Ministério Público contra PEC 37
O Ministério Público de Jaraguá promoveu na Câmara Municipal, na quinta-feira (20), um ato contra a PEC 37, também conhecida com PEC da Impunidade, que pretende tirar o poder de investigação dos promotores. Nessa semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), retirou a Proposta de Emenda à Constituição da pauta de votação, após os intensos protestos que se espalharam pelo Brasil. Mesmo assim, o Ministério Público decidiu manter o ato contra a PEC e, em Jaraguá, recebeu o apoio da maioria das entidades do município e principalmente de estudantes de colégios públicos.
 
Estiveram presentes na Câmara Municipal, vereadores, secretários municipais, representantes do conselho tutelar, OAB, escolas públicas, entidades culturais e religiosas, polícia militar, profissionais liberais e o Prefeito Ival Avelar (PTB). Todos discursaram contra a PEC 37. A presidente da Câmara, Maria Maura de Carvalho disse que irá colocar em votação uma moção de apoio ao Ministério Público. "Tenho certeza que ela será aprovada por unanimidade" frisou.
 
Alunos do Colégio Diógenes de Castro Ribeiro, além de levarem cartazes e faixas em apoio ao MP, discursaram afirmando que sem o trabalho dos promotores, a impunidade e corrupção irão crescer ainda mais. "Há 30 anos o povo não sai às ruas para se manifestar, estávamos acomodados. Queremos um país mais justo e o fim da corrupção" disse a estudante Aline França, em apoio ao MP.
 
Advogados da OAB, com o delegado da sessão de Jaraguá, Adão Leite, além de André Gontijo e Biracy Camargo, também defenderam o Ministério Público. O representante comercial, Souhail Assal, frisou que quem assume o poder precisa respeitar as pessoas que confiaram nelas e no mínimo não roubar.
 
O prefeito Ival Avelar deixou claro que é contra a PEC 37. A mesma opinião foi compartilhada pelos vereadores Hélcio Xuda e Jovano Galego (PMDB). Mesmo já tendo sido investigado pelo Ministério Público, Hélcio Xuda reconheceu a importância do trabalho dos promotores para melhorar a sociedade.
 
O promotor Everaldo Sebastião de Souza disse que ficou muito feliz com o reconhecimento da sociedade jaraguense em apoio ao Ministério Público. "Em contrapartida isso aumenta ainda mais nossa responsabilidade, diante dessa confiança da população em nosso trabalho. A sociedade hoje se manifestou de forma veemente contra a PEC 37 e tenho certeza que isso será usado como uma forte pressão contra os deputados, que eles façam uma reflexão e entendam que a sociedade brasileira não apoia mais este tipo de medida antidemocrática" frisou.
 
Para o promotor Giuliano da Silva Lima, as pessoas têm percebido que precisam reivindicar e exigir que o poder público atenda às suas demandas. "A PEC 37 representa a impossibilidade de o Ministério Público investigar e punir políticos corruptos e crimes de colarinho branco. A sociedade entendeu esse recado e hoje autoridades e pessoas de diversos seguimentos sociais de Jaraguá se manifestaram contra a PEC e a favor de que todos possam investigar. Não só o Ministério Público, mas também o Banco Central, o COAF, a Receita Federal e, essencialmente, quem deve fazer isso que é a polícia. Porque quanto mais entidades investigarem a corrupção, menos impunidade nós teremos. Percebemos que amarrar e calar o Ministério Público não é o interesse dos cidadãos de bem" concluiu.

Fonte: Folha de Jaraguá

Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br