AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

MPF assina acordo com MP-GO para acesso a ferramentas de apoio à investigação

19/04/2013

O Ministério Público Federal em Goiás assinou na manhã desta sexta-feira (19/4) um acordo de cooperação técnica com o Ministério Público de Goiás para compartilhamento de duas ferramentas de tecnologia da informação elaboradas pela instituição estadual. Um destes softwares é o Hidra, sistema de comunicação de base de dados que permite a consulta às informações a partir de critérios definidos pelo interessado. A outra ferramenta é o Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (SGED), que facilita o controle e a tramitação de documentos em base digital.
 
O documento de cessão do uso das ferramentas pelo MP-GO ao MPF foi formalizado entre o procurador-geral de Justiça de Goiás, Lauro Machado Nogueira, e o chefe da Procuradoria da República em Goiás, Alexandre Moreira Tavares dos Santos. Participaram do ato e assinaram o documento como testemunhas o coordenador do Centro de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) do MP-GO, José Carlos Miranda Nery Júnior; o subcoordenador do CSI, Thiago Galindo Placheski; o procurador da República Hélio Telho Corrêa Filho e a chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Ana Maria Rodrigues da Cunha.
 
O procurador-geral de Justiça destacou aos integrantes do MPF a satisfação em poder firmar o acordo, que reforça não só a parceria e a integração entre as duas instituições, mas também possibilita a cessão de tecnologias que vão auxiliar no trabalho desempenhado pelos procuradores da República em Goiás. O chefe da Procuradoria, por sua vez, agradeceu ao MP-GO por compartilhar as ferramentas que, segundo salientou, vão contribuir muito para a atuação do MPF.
 
O procurador Hélio Telho, que conhece as tecnologias cedidas, observou que elas são bastante intuitivas e de fácil utilização. O coordenador e o subcoordenador do CSI também ofereceram à Procuradoria apoio na realização de convênios para uso de base de dados.
 
Outras cooperações
Segundo informou o coordenador do CSI, está em estudo nacionalmente a possibilidade de utilização do sistema Hidra como ferramenta para interlocução das bases de dados dos MPs de todo o País. A ferramenta foi desenvolvida pela Superintendência de Informática do MP-GO e está sob a gestão do CSI. Já o SGED foi desenvolvido pelo próprio CSI.
 
Além do MPF em Goiás, o compartilhamento das ferramentas está sendo feito com MPs de outros sete Estados brasileiros: Amapá, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MP-GO

Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br