AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

Mensagem de Benedito Torres Neto à AGMP e ao Ministério Público

10/03/2017

Mensagem de Benedito Torres Neto à AGMP e ao Ministério Público

Caros colegas, 

O ano de 2016 marcará a história do Brasil por ser considerado o de maior crise econômica, política, ética e moral de nossa trajetória. Os brasileiros experimentaram uma forte depressão econômica; assistiram a mais de 12 milhões de pessoas perderem seus empregos; vivenciaram a desordem provocada pela sucessão de escândalos de corrupção e clamaram o exercício da democracia. O Ministério Público, como guardião da doutrina democrática, não titubeou diante do caos. Foi à luta em defesa dos cidadãos e contribuiu decisivamente para o fortalecimento das instituições.

É do conhecimento dos senhores e senhoras o momento de luta por que passa o Ministério Público em todo o País. Projetos que tramitam no Congresso Nacional intencionam ameaçar nossa independência e impedir que exerçamos a missão que nos foi concebida quando passamos a integrar os quadros desta valorosa instituição: combater a corrupção e garantir o exercício pleno da democracia; defendendo, assim, os direitos de todos os cidadãos brasileiros.

O Ministério Público enfrentou com garra as ameaças à sua legitimidade. Prova exitosa do nosso esforço conjunto foi a retirada de itens do PLP 257/2016 (dívida dos Estados) que ameaçavam a nossa independência. Nesse contexto, a Associação Goiana do Ministério Público (AGMP) teve atuação imprescindível. As inúmeras idas a Brasília para bradar em atos nacionais, e as visitas a deputados federais e a senadores em busca de apoio contra projetos como esse fortaleceram a luta do MP. Não raro, a AGMP apresentava a maior comitiva de promotores de Justiça nas mobilizações.

Nossa associação também mostrou sua força na luta institucional no nosso Estado. Foram inúmeras conquistas acumuladas no ano de 2016. Tenho orgulho de, na condição de presidente da AGMP, ter conduzido-as, sempre em busca de fazer valer todos os direitos dos associados e dos membros do Ministério Público como um todo. Encerramos 2016 carregando o mérito de termos cumprido todos os nossos deveres.

No dia 3 de fevereiro fui eleito pelos colegas do MP para o cargo de procurador-Geral de Justiça, e nomeado pelo governador Marconi Perillo em seguida para exercê-lo a partir de março. Quero agradecer pela confiança que recebo mais uma vez dessa instituição para dirigi-la. É um compromisso que conduzirei com muita honra, e também com amor. Deixo a gestão da AGMP em mãos igualmente comprometidas com as causas dos associados para empreender uma luta ainda maior em favor do Ministério Público de Goiás.

Neste momento, buscar a unidade é fundamental. Estarei pronto para o enfrentamento que nos espera do lado de fora. A AGMP e a Procuradoria-Geral de Justiça deverão estar alinhadas com o mesmo objetivo, que é defender o Ministério Público e a sociedade. Minha tarefa será sempre a de construir pontes. 

Embora a batalha seja árdua, mantenho-me firme nos compromissos que passo a carregar a partir de agora, e peço a todos os colegas que, onde estivermos, independentemente de localidades ou funções, não nos deixemos abalar. Contra as forças que tentam enfraquecer o Ministério Público, avultam a transparência, a coragem e o bom combate que atestam a nossa história.

                                               Muito obrigado a todos!

Benedito Torres Neto, presidente da AGMP.

Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br