AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

Ministério Público de Goiás ganha novos promotores

26/02/2016

Ministério Público de Goiás ganha novos promotores

Os 15 novos Promotores de Justiça substitutos, aprovados no 58º concurso realizado pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) tomaram posse na tarde desta sexta-feira, 26 de fevereiro, em sessão solene do Conselho Superior do Ministério Público, realizada na sede da instituição. Agora, eles passarão por curso de formação antes de assumirem as comarcas iniciais.

O Promotor Sebastião Domingues Vargas Neto fez o juramento e a Promotora Mariana Coelho Brito foi a oradora da turma. Ela destacou os desafios que esperam todos os novos integrantes do MP goiano. “A partir de hoje encerra-se uma etapa de nossas vidas dedicada quase que exclusivamente aos estudos. Iniciaremos outra, na qual teremos a honra de desempenhar nossa função e ajudar a construir uma sociedade mais livre, justa e solidária, contribuindo com a Justiça em sentido amplo, conforme atribuído pela Constituição Federal”, disse.

Em seu discurso, o presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), Benedito Torres Neto, falou sobre sua experiência de mais de 26 anos de serviços dedicados ao órgão ministerial e conclamou os novos membros a agir sempre em busca de Justiça. “Justiça e paz se abraçarão”, afirmou o presidente da AGMP, cumprimentando os novos promotores em nome da instituição classista. “Essa Associação que irá defendê-los nos momentos mais difíceis da sua jornada; quando, muitas vezes, se sentir ofendido, agredido e atacado, você saberá que poderá contar com a AGMP”, afirmou o presidente.

Ele enfatizou que a carreira é uma luta incessante e que o trabalho para promover a Justiça é árduo. “A cadeira do Promotor de Justiça, assim como costumo me referir a do PGJ, ela tem almofada, mas também tem espinhos. Esses espinhos nós temos que transformá-los em um ramalhete de flores, pois podemos tirar lições de todas as situações, até as mais conflitantes”, disse Benedito.

O presidente da AGMP destacou ainda que a lei é uma importante fonte do Direito, mas a missão dos Promotores de Justiça vai muito além de sua aplicação. “Não é aplicando a maior ou a menor pena que faremos justiça. Fazer justiça é lutar contra as drogas que ceifam a vida de nossos jovens; é enfrentar a corrupção para que o dinheiro da sociedade seja devidamente aplicado onde deve ser investido; é defender uma educação de qualidade para dar dignidade a nossa sociedade; é buscar a aplicação adequada do dinheiro na saúde, para melhor qualidade de vida”, enfatizou.

O Corregedor-Geral do MP, Abraão Júnior de Miranda Coelho, ponderou que espera-se do Ministério Público uma atuação voltada para transformações. “Somos os defensores dos direitos fundamentais, indutores de políticas públicas para modificar a sociedade e é importante que saibamos quem somos e que responsabilidades temos”, exortou. “Espera-se ações afirmativas do Ministério Público e os senhores terão o desempenho de suas atividades com segurança e apoio de nossa instituição”, afiançou.

O Procurador-Geral de Justiça e presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Lauro Machado Nogueira, ressaltou que a solenidade de posse é um evento singular. “Só quem viveu conhece o leque de sentimentos que se abre nessa ocasião. É o coroamento de uma longa jornada de esforço pessoal, determinação, perseverança e renúncia”, disse. “Hoje é um dia especial e marcante, talvez vocês não tenham noção de como ele mudará suas vidas”, disse.

Os novos promotores são: Asdear Salinas Matias; Augusto Henrique Moreno Alves; Camila Silva de Souza; Darkson Moreira Albuquerque; Diego Osório da Silva Cordeiro; Francisco Borges Milanez; João Biffe Júnior; João Marcos Ramos Andere; Josiane Correa Pires Negretto; Manuela Botelho Portugal; Marcelo Borges Amaral; Mariana Coelho Brito; Paulo Moraes de Matos; Renata Caroliny Ribeiro e Silva; Sebastião Domingues Vargas Neto.

Participaram da solenidade, além do Procurador-Geral, do Corregedor e de membros do CSMP, o Procurador-Geral do Tocantins, Clenan de Melo Pereira; a presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Norma Angélica Cavalcante; o presidente da Associação da Associação do Ministério Público do Rio de Janeiro, Luciano Matos; o Defensor-Público Geral, Cleomar Rizzo; a Procuradora do Trabalho Milena Cristina Costa, representando o MPT; o procurador Fernando Iunes, representando a Procuradoria-Geral do Estado; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hélio Sousa; o Vice-Governador do Estado, José Eliton Figueiredo Júnior; e o desembargador Itamar de Lima, representando o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). (Fotos: João Sérgio Araújo - Ascom MP-GO)



Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br