AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

Ministério Público participa de seminário sobre maioridade penal

28/08/2013

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados promoveu, nesta terça-feira (27), seminário sobre a redução da maioridade penal. A promotora Leane Barros Fiúza de Mello participou da mesa representando o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), César Mattar Jr, acompanhou o seminário.
 
No debate, Leane Barros lembrou que o Brasil é um dos países que adota uma das idades mais precoces para responsabilização, a partir dos 12 anos. Ela lamentou a situação das unidades de internação e disse que nas comarcas do interior a situação é ainda mais grave.
 
A promotora reconheceu a necessidade de revisão do ECA, principalmente na fixação de critérios para classificar ato infracional grave, hediondo. "Tem que se delimitar juridicamente quais atos ilícitos, a natureza deles, as circunstâncias, a motivação, a perversidade do atentado contra o bem jurídico protegido, as condições do adolescente, a capacidade de cumprimento da medida, que justificam medidas extremas. Porque isso vai aprimorar o sistema e vai facilitar o exercício da atividade jurisdicional", defendeu.
 
Para Leane, não se trata de uma guerra entre jovens de bem e da periferia. "Temos um histórico de exclusão. Existe neste país um fosso de desigualdade que não é retórica. Temos que enfrentar a exclusão e a privação de direitos", disse.

Fonte: Conamp, com informações da Agência Câmara Notícias

Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br