AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

Nova diretoria e conselho fiscal da AGMP são empossados

10/02/2014

Nova diretoria e conselho fiscal da AGMP são empossados
Benedito Torres Neto foi empossado presidente para o biênio 2014-2016
 
Diversas autoridades e convidados lotaram o auditório José Pereira da Costa, na sede social da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), para prestigiar a posse da nova diretoria e do conselho fiscal da entidade. A solenidade foi realizada na sexta-feira, 7 de fevereiro. A abertura da sessão ficou por conta do então presidente da AGMP, Alencar José Vital. O arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, foi o responsável pela benção inicial, com as orações do Pai Nosso e Ave Maria.
 
Alencar Vital empossou o presidente eleito para o biênio 2014-2016, o procurador de Justiça Benedito Torres Neto. Feita a transmissão do cargo, Benedito declarou empossados os membros da diretoria e os titulares e suplentes do conselho fiscal. Após a leitura do termo de posse pelo secretário geral, promotor Leandro Franck de Oliveira Ávila, os empossados assinaram o termo.
 
Por sua gestão à frente da AGMP, o ex-presidente Alencar Vital recebeu duas placas com moções de reconhecimento. A primeira entregue por Benedito Torres e a segunda pelo presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Pública (Conamp), César Bechara Nader Mattar Júnior.
 
Discursos
Primeiro a discursar, Alencar Vital iniciou lembrando que aprendeu muito com o colega Benedito quando foi secretário na sua primeira gestão na AGMP, em 2004. Para ele, a entidade retorna para as mãos de um dos membros mais preparados do quadro do MP goiano. Vital disse que iria repetir os dois pedidos feitos ao novo presidente no dia da posse formal da nova diretoria, realizada em 31 de janeiro durante a Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas 2013. "O primeiro pedido é para que a AGMP ajude a fortalecer a Conamp e o segundo é sobre a necessidade de rediscutirmos nossa entidade de classe para otimizar a participação dos associados e promover o debate de ideias", disse o ex-presidente.
 
Alencar Vital preferiu não fazer um balanço da sua administração, mas destacou o papel da associação de Goiás nos episódios da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37 e das PECs 75 e 53. Ele aproveitou a ocasião para agradecer a generosidade dos colegas da sua diretoria e do conselho fiscal e desejou ao novo presidente a mesma cumplicidade com sua equipe.
 
O presidente da Conamp, César Bechara Nader Mattar Júnior, disse estar emocionado por ter participado das três últimas gestões da AGMP - dos presidentes Benedito Torres Neto, Lauro Machado Nogueira e Alencar José Vital. Ele aproveitou a ocasião para convidar os membros do MP-GO para a solenidade de posse da nova diretoria da Conamp, marcada para o dia 18 de março.
 
César Mattar Júnior ressaltou que este era o tempo onde fecha-se um ciclo e abre-se outro. À nova diretoria e aos membros do MP-GO, ele reforçou a importância da classe permanecer unida para defender suas funções e que isso, na verdade, significa defender a sociedade brasileira. "Ao longo de sua história, o Ministério Público atravessou momentos delicados. O MP nasceu e existe para incomodar e não para agradar", enfatizou. Após oito anos de dedicação, César Mattar Júnior irá deixar a política institucional e classista ao encerrar seu mandato na associação nacional. O presidente agradeceu o apoio dos três ex-presidentes da Conamp e também do ex-conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e promotor de Justiça em Goiás, Tito Amaral.
 
O secretário de Estado da Casa Civil, José Carlos Siqueira, representou o governador de Goiás, Marconi Perillo, na solenidade. No discurso, afirmou que a nova diretoria usará do seu entusiasmo para promover um conjunto de ações positivas e construtivas no comando da AGMP. Segundo Siqueira, 2013 foi um ano emblemático para o MP brasileiro em razão da batalha contra a PEC 37. Neste episódio, o governador Marconi Perillo foi o primeiro chefe do Executivo estadual a se pronunciar contra a proposta.
 
"O governador se coloca à disposição da AGMP para novas e importantes parcerias, em defesa do equilíbrio institucional e dos interesses sociais. O MP é o ouvidor da coletividade e guardião da democracia", finalizou o secretário.
 
O procurador-geral de Justiça de Goiás, Lauro Machado Nogueira, elogiou o trabalho do ex-presidente Alencar Vital na campanha contra a PEC 37 e na aprovação da emenda substitutiva das PECs 53/2011 e 75/2011. Lauro Nogueira disse que Alencar retornará a prestar seus serviços ao MP-GO e que irá, conforme solicitação, para a promotoria de São Miguel do Araguaia.
 
Ao novo presidente, Lauro Nogueira garantiu todo o apoio da Procuradoria-geral de Justiça e disse estar convicto do êxito do novo desafio na carreira de Benedito, ao assumir este compromisso com a classe. Ele também elogiou a competência da equipe da nova gestão.
 
Ao comentar sobre a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que limita a apuração de crime eleitoral por parte do MP, o PGJ declarou: "O MP colecionou desafetos ao longo de sua história e, por isso, devemos continuar vigilantes contra as novas ameaças às nossas prerrogativas e à instituição", enfatizou o PGJ, acrescentando que o trabalho dos membros do MP é reivindicar o Brasil que a Constituição Federal de 1988 prometeu.
 
Novo presidente
Benedito Torres Neto fez um resgate histórico voltando dez anos atrás, quando assumiu a AGMP pela primeira vez. De acordo com ele, foram anos de muitas dificuldades, mas também de muitas vitórias, especialmente a conquista da paridade constitucional com a Magistratura.
 
O presidente da AGMP afirmou que o entusiasmo de toda sua equipe para enfrentar os novos desafios é contagiante. "Sei que o tempo é outro, que as necessidades se renovam ou podem ser outras que devemos enfrentar. Mas com muito trabalho, junto com a nova diretoria, cortaremos todos os gastos possíveis, para chegarmos ao final do ano com equilíbrio financeiro. Ora, os desafios não nos assustam, ao contrário nos une e fortalece, para com todos os associados resgatar todos os compromissos firmados, sem perder a qualidade do serviço prestado, ao contrário ampliá-los", ressaltou.
 
No plano institucional, Benedito Torres enfatizou que a nova diretoria trabalhará para a ampliação e preservação das garantias e prerrogativas dos membros do Ministério Público, ao lado da Conamp. Ao valorizar os aposentados, Benedito Torres disse que sua "missão é abrir as portas da AGMP para administrar com todos, tanto os associados ativos, quanto os aposentados".
 
O presidente da AGMP agradeceu especialmente o apoio de sua esposa, Renata Efigênia Cota de Araújo, dos quatro filhos, seus familiares e os amigos e também dos parentes e amigos de todos os membros da nova diretoria. Os agradecimentos se estenderam a todos os que estão presentes em sua vida, seja pessoal ou profissional.
 
Ao final, Benedito Torres Neto não conseguiu segurar as lágrimas. No início de seu discurso, ele disse que sua filha, Vitória Maria, havia lhe dito que este teria de ser o melhor discurso de sua vida. Benedito Torres disse que recebeu dela o e-mail mais belo de toda sua vida, no dia em que completaram-se 19 anos da morte de seu pai, e foi sua filha a responsável por lhe dar o melhor discurso de sua vida. Confira o discurso completo (clique aqui).
 
Presenças
Entre as autoridades que também prestigiaram a posse da nova diretoria e do conselho fiscal da AGMP estavam: a procuradora-geral de Justiça do DF e Territórios e presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Eunice Carvalhido; o ministro aposentado do Superior Tribunal de justiça (STJ), Hamilton Carvalhido; o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Carlos Escher; o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB-GO), Sebastião Macalé Caciano Cassimiro; o secretário municipal, representante do prefeito de Goiânia Paulo Garcia, Reinaldo Barreto; o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho; o procurador-geral da Justiça Militar (MP Militar), Marcelo Weitzel Rabello de Souza; o presidente da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), Giovanni Rattacaso; o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM), José Augusto Cutrim Gomes; a 1ª vice-presidente da Conamp, Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti; o tesoureiro da Conamp, José Perdigão; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE), Edson José Ferrari; a presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (Apeg), Valentina Jungmann Cintra; e os desembargadores do TJGO, Gilberto Marques Filho e Norival Santomé.
 
Confira todas as fotos do evento (clique aqui).
Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br