AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

Ouvidor-geral e ouvidora substituta do MP de Goiás tomam posse

25/03/2013

Em sessão especial do Colégio de Procuradores de Justiça realizada hoje (25/3), os procuradores Nilo Mendes Guimarães e Orlandina Brito Pereira foram empossados, respectivamente, como ouvidor-geral e ouvidora substituta do Ministério Público de Goiás. Eles foram eleitos para os cargos no dia 25 de fevereiro, em votação do colegiado. O mandato para a Ouvidoria é de dois anos.
 
Iniciada a sessão, que foi presidida pelo subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Benedito Torres Neto, o secretário do colégio, Pedro Tavares Filho, leu o termo de posse, que, em seguida, foi assinado pelos empossandos.
 
Agradecendo a confiança depositada pelos colegas para estar novamente à frente da Ouvidoria do MP, Nilo Mendes garantiu que vai desempenhar esta função com ânimo renovado e a convicção de que o órgão é o principal elo entre a sociedade e o MP. Ele recordou que foi o primeiro ouvidor do MP goiano, tendo redigido o regimento interno do órgão.
 
O procurador Abraão Júnior Miranda Coelho, que deixou o cargo de ouvidor-geral após cumprir dois mandatos à frente do órgão, também agradeceu o apoio dos procuradores de Justiça, do ouvidor substituto, o procurador Pedro Alexandre da Rocha Coelho, e dos servidores da Ouvidoria. Ele destacou ainda os grandes avanços do órgão nos últimos anos, a começar pela estruturação física, passando pela harmonização de atuação com a Corregedoria-Geral do MP e pelo fato de a Ouvidoria de Goiás ter se tornado referência para os MPs de outros Estados. "Muito há que se fazer, mas avançamos significativamente", afirmou. Por fim, ele citou o reconhecimento nacional da atuação do MP goiano, relembrando que permaneceu por dois mandatos à frente do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União (CNOMP).
 
O órgão
Criada pela Lei Estadual 16.184/2007, a Ouvidoria do MP-GO tem por objetivo, conforme especificado na própria norma, contribuir para o aperfeiçoamento e a melhoria contínua dos padrões e mecanismos de transparência, presteza, eficiência e segurança das atividades desenvolvidas pela instituição, por meio de seus órgãos, membros e serviços auxiliares, além do fortalecimento da cidadania, com a criação de canais permanentes de comunicação e interlocução com a sociedade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MP-GO

Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br