AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

PEC quer privatizações condicionadas à consulta popular

23/07/2013

A privatização de empresas estatais poderá estar, no futuro, condicionada a realização de um plebiscito para a aprovação da transação. A medida está prevista na PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 248/13, do deputado federal Pedro Uczai (PT/SC).
 
"Se a alienação de um patrimônio brasileiro é proposta por um dado governo, quem deve definir seu destino é a própria sociedade", afirma Uczai. De acordo com o autor, a medida tem por objetivo resguardar o patrimônio público, que pertence à sociedade brasileira.
 
Ainda segundo o deputado, a alteração irá conduzir a uma maior divisão de responsabilidades entre os representantes políticos e o povo. Para o parlamentar, a participação popular nas decisões sobre venda do patrimônio público "incrementa o dever cívico da população e reforça a legitimidade dos atos dos governantes".
 
A proposta será analisada agora pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) da Câmara dos Deputados. Se aprovada, será discutida por uma comissão especial. A PEC precisará ser votada pelo Plenário em dois turnos, e requer aprovação de ao menos 3/5 dos deputados federais.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br