AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

Procurador-geral de Justiça determina apuração de responsabilidades em episódio envolvendo promotor

23/05/2013

Após grave fato que culminou na detenção indevida de um promotor de Justiça na saída da Exposição Agropecuária de Goiânia no último domingo e seu posterior encaminhamento à delegacia de polícia, o procurador-geral de Justiça de Goiás, Lauro Machado Nogueira, determinou nesta quarta-feira (22) a instauração de procedimento investigatório criminal para apurar as respectivas responsabilidades de todos os envolvidos.
 
Segundo o promotor, ele foi algemado após desentendimento com um taxista que agiu de forma ilegal, recusou-se a ligar o taxímetro e cobrou valor fixo abusivo para levá-lo em sua casa. Diante do protesto, o taxista chamou policiais militares que estavam no local e estes, agindo de forma violenta, o jogaram no chão e algemaram, mesmo tendo ele se identificado como promotor e afirmado que estava apenas exigindo um direito de todo cidadão, que é pagar o valor registrado no taxímetro. Na delegacia, ele permaneceu com as algemas por mais de uma hora até que um agente de polícia confirmasse no site do Ministério Público sua função e ele fosse liberado.
 
Ofícios requisitando a instauração de sindicâncias sobre a atuação dos agentes públicos foram encaminhados pelo procurador-geral ao secretário estadual de Segurança e Justiça, ao comandante da Polícia Militar e ao Diretor-geral da Polícia Civil. A Corregedoria-Geral do Ministério Público também agirá dentro de suas competências na averiguação do caso. De acordo com Lauro Nogueira, uma vez comprovada a violação às prerrogativas constitucionais próprias à função de um membro do Ministério Público, serão tomadas as devidas providências no âmbito criminal, civil e administrativo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MP-GO

Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br