AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

Promotores de Goiás participam de evento sobre Planejamento Estratégico Nacional do MP

06/05/2013

Integrantes do Ministério Público de Goiás estarão presentes no 7º Encontro Regional da Ação Nacional 2011-2015, que será realizado nos dias 7 e 8 de maio, em Vitória (ES). Integram a comitiva os promotores Suelena Carneiro Caetano Jayme, José Antônio Correa Trevisan, Rodrigo César Bolleli Faria, Bernardo Boclin Borges, Alessandra Aparecida de Melo Silva, além do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Rodney da Silva.
 
O evento reunirá representantes dos Ministérios Públicos Estaduais e dos ramos do Ministério Público da União do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal. O objetivo é apresentar aos promotores e procuradores o andamento da Ação Nacional 2011-2015, etapa de execução do Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público, e divulgar o Banco Nacional de Projetos, ferramenta que reúne iniciativas bem-sucedidas desenvolvidas pelas diversas unidades. Está programada ainda a apresentação de projetos pelos MPs participantes, visando disseminar boas práticas e aprimorar o serviço prestado.
 
Além da apresentação dos projetos, o primeiro dia de programação inclui palestras, entre elas a da conselheira Cláudia Chagas, presidente da Comissão de Planejamento Estratégico e Acompanhamento Legislativo do CNMP, sobre a Ação Nacional. "Alinhamos o plano nacional ao planejamento de cada unidade federativa, sem esquecer da autonomia de cada instituição", explica.
 
O segundo dia será dedicado a discussões em grupos sobre os temas de atuação prioritária, definidos durante a construção do Planejamento Estratégico do MP: meio ambiente e ordem urbanística; infância e juventude; patrimônio público (improbidade administrativa); criminalidade; atuação na área cível (saúde pública, idoso, acessibilidade, família, consumidor, inclusão social); e estruturante (preferencialmente para membros que já integraram o Fórum de Gestão do MP). Em conjunto, os promotores e procuradores vão simular a criação de projetos em cada uma dessas áreas. Posteriormente, serão capacitados para inscrever as iniciativas no Banco Nacional de Projetos.
 
Banco Nacional de Projetos
Criado pelo Conselho Nacional do Ministério Público, o Banco Nacional de Projetos é um sistema que permite compartilhar experiências e boas práticas desenvolvidas pelos Ministério Públicos de todo o País, além de ser fonte de memória da instituição.
 
Ao todo, já foram inscritas mais de 260 iniciativas. Elas estão disponíveis no site do Conselho e podem ser consultadas e implementadas por qualquer unidade do MP. Dois projetos do MP-GO foram inscritos no Banco Nacional de Projetos: o Caminhos Verdes, coordenado pela 1ª Promotoria de Justiça de Nerópolis, e o É Legal Ter Pai, da 51ª Promotoria de Justiça de Goiânia.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MP-GO, com informações da Ascom do CNMP

Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br