AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

Representantes do MP e presidente interino da Câmara se reúnem em Curitiba

11/06/2013

O presidente em exercício da Câmara, deputado federal André Vargas (PT/PR), participou de reunião sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37/2011, ontem (10), na sede da Procuradoria da República no Paraná. Entre os presentes estavam o presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), Wanderlei Carvalho da Silva, o procurador-geral de Justiça do estado, Gilberto Giacoia, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da república (ANPR), Alexandre Camanho, e a subprocuradora-geral da República, Raquel Dodge.
 
André Vargas conheceu o anteprojeto de lei elaborado pelos membros do MP e já discutido pelo Grupo de Trabalho de Aperfeiçoamento da Investigação Criminal (GT). A proposta estabelece prazos, necessidade de motivação dos atos, controle por órgãos superiores e limites para publicidade.
 
A subprocuradora-geral da República Raquel Dodge destacou que o MP não teme a regulamentação de sua investigação. "Discordamos com a mudança do sistema atual para torná-lo exclusivo. Se a investigação depender de um único órgão, o poder do Estado será muito forte", afirmou.
 
De acordo com Raquel Dodge, a investigação de crimes trabalhistas, financeiros e tributários será prejudicada se a PEC 37 for aprovada. "A proposta inviabiliza a ação de órgãos especializados na apuração desses crimes que comunicam ao MP diretamente. Como vai ficar isso?", indagou.
 
Também participaram da reunião a procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Antonia Lélia Neves Sanches, a secretária de Justiça do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes e os procuradores da República Alexandre Nardes, Eloisa Helena. Machado, Mônica Dorotéa Borá, Yara Queiroz, João Gualberto, Henrique Gentil e Lucas Bertinato.

Fonte: CONAMP, com informações da ANPR e APMP

Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br